Essa receita se transmite de mãe para filha (e nora, merci Renée!).
Chamadas carinhosamente de “petits choux” pela família Dupuis, as Gougères são a quintessência da generosidade e da hospitalidade da Bourgogne! Não há degustação na mesa de um “vigneron” sem a aparição dessas delícias crocantes e untuosas saindo quentinhas do forno!
As Gougères são os nossos pães de queijo! Inseparáveis de um bom aperitivo, excelentes com Champagne.
Sal e pimenta do reino moída na hora.
(Quantidades para umas 100 peças)
A receita pode ser realizada com antecedência, quando tiver tempo, já que é possível congelar as Gougères… Na hora de servir, é só colocá-las uns 10 min. no forno quente!
– Dentro de uma panela, juntar a água, a manteiga em pedaços, sal e pimenta do reino. Levar a ferver.
– No líquido fervente, jogar toda farinha de uma vez e, fora do fogo, misturar energicamente até a massa ficar lisa e compacta.
– Incorporar o queijo ralado à massa quente.
– Incorporar bem um a um os ovos com colher de pau (isso requer um bom esforço muscular!). Para facilitar, cortar a massa com o lado fino da colher.
– Esquentar o forno a 200°C.
– Com a ajuda de duas colheres de chá formar bolinhas (2 a 3 cm de diâmetro) e dispô-las em um tabuleiro bem untado ou sobre uma folha de silicone, espaçando-as.
– Colocar no forno quente.
– Depois de 15 min. de cozimento, aumentar a temperatura do forno para 240°C e deixar mais 5 a 10 min, dependendo do seu forno. Corrigir temperaturas e tempo, de acordo com seu forno, para a segunda fornada (e anotar no seu caderno!).
– As Gougères estão prontas quando douradinhas. Teste: tirar uma Gougère do forno, se estiver bem cozida, ela não deve murchar. E prove: deve estar cozida, leve e aerada por dentro, com uma casquinha crocante por fora
No meu forno, essa receita dá duas ou três fornadas (sem esquecer-se de mudar a temperatura!).
Se for congelar para um futuro evento, espere as Gougères esfriarem. Eu congelo em saquinhos de 30 peças. Fica bem prático, especialmente quando, naquela hora, tem um almoço ou um jantar no preparo!
Servir no aperitivo, com uma taça de Champagne ou espumante, como um Vouvray brut ou um Crémant d´Alsace.
Esperamos que gostem! Na família Dupuis, os petits choux trazem estrelas nos olhos dos grandes e dos pequenos!
Boas Festas para todos!